Entregaste-nos como ovelhas para o corte e nos espalhaste entre as nações. (Salmos 44.11)

sábado, 23 de janeiro de 2010

E se tivermos que sair...

Estamos sem os PRCards dos meninos e do Serginho ainda, pois como dissémos, teremos que tirar novas fotos e comparecer pessoalmente ao escritório do governo. Mas e se tivermos que voltar para o Brasil em uma situação emergencial, sem os nosso PRCards???
Como se sabe, o visto que recebemos no processo de imigração só é válido para uma entrada e depois disso devemos esperar pelos PRCards que nos permitirão acesso irrestrito ao Canadá (até a data de validade!). Mas se ainda não os recebemos e tivermos que sair do Canadá por algum motivo, como reingressar ao Canadá? É só seguir os passos para conseguir um documento chamado Travel Document.
Li sobre isso no blog Well&Suzel no Canadá, que contém ótimas dicas. Consulte esse link aqui: http://wellsuzcanada.blogspot.com/search?q=travel Não os conheço pessoalmente, mas pelo que vi em seu blog, há ótimas dicas. Pelo que li, houve famílias que voltaram ao Brasil esperando receberem os PRCards pelos correios, e tiveram a notícia que nós tivémos...teriam que comparecer pessoalmente para tirar novas fotos ao escritório no Canadá...Mas e aí?, como reentrar no Canadá??? É só dar entrada no Travel Document no Consulado em SP (é preciso pagar uma taxa pelo documento). Há outra alternativa que é reentrar no Canadá via veículo particular (mais conhecido como carro) somente com o CPR, pois neste caso o PRCard não é requerido, dos EUA (claaaro...é o único país que faz fronteira com o Canadá...ahahaha). Se tiver já tiver o visto americano é uma boa alternativa a se considerar.
Bom, espero que este post seja útil pra alguém, pois sei que há gente que pensa em se estabelecer no Canadá após o tempo concedido de um ano para fazer o landing e talvez não tenha como esperar atrasos no recebimento dos PRCards ou mesmo pode haver o caso de ter que sair do Canadá por motivos pessoais (familiar adoecido, por exemplo) antes de receber os PRCards.
Tudo de bom!
Deus os abençoe!

4 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Dica muito boa pra quem já estava pensando como ia fazer.

E a vida segue...

Sara e Vitor disse...

Oi Karin, tudo bem?

Muito legal seu post! Com certeza ele irá ajudar muita gente! Já vi muitos casos em que pessoas precisaram deixar o Canadá sem ter o PR card em mãos!

Abraços em todos!

Vitor

2much-ice disse...

Oi Karin

Interessante isso. Realmente é bom ficarmos sabendo de qq forma a esse respeito , não ??
Não entendi vc falar da data de validade do visto.
" depois disso devemos esperar pelos PRCards que nos permitirão acesso irrestrito ao Canadá (até a data de validade!). "

Que validade Karin ?? Do PRcard né ?? rss To doida, não entendi...rss

Bjs !!!

Karin Sandri disse...

Ninha,
desculpe se não fui clara, nem notei...a data de validade é do PRCard, porque o visto é invalidado (digo, não tem mais validade) assim que vc entra no Canadá (o visto que recebemos é para uma entrada somente e não múltiplas entradas). O PRCard tem validade sim, e é de 5 anos! Se vc não renová-lo ou der entrada para cidadania canadense, você terá que entrar com um novo processo de imigração...ou seja, começar tudo do zero...é isso, até onde sei...espero ter esclarecido.
Bjos,
Karin