Entregaste-nos como ovelhas para o corte e nos espalhaste entre as nações. (Salmos 44.11)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Preparing to move - Our Checklist

Oiê! Pensaram que a gente já tinha ido...hahaha....calma aí! Ainda temos mais um tempinho... Amigos Vitor&Sara, pretendemos partir rumo a Toronto na primeira semana de novembro...é tá logo aí, gente...hoje deixamos nossos passaportes lá no Consulado, junto com a carta que recebemos+ recibo de pagamento das taxas finais. Tentamos entregá-los na sexta, mas infelizmente o Consulado não funciona nesse dia.
Passei aqui para publicar a listinha de tarefas a fazer antes de embarcar que montamos. Boa parte já está cumprida, com a graça de Deus! E posso dizer que tudo tem sido muito tranquilo. Dá para fazer cada tarefa com calma, sem stress, ainda...porque acho que o maior trabalho será fazer as malas...Para nós tem sido muito bacana fazer tudo isso, pois é uma das promessas de Deus pra nós se cumprindo em nossas vidas...e sei que Deus está a frente de tudo, de cada detalhe, pois tudo tem acontecido de forma graciosa.

E vamos à listinha (obs. Se alguém se lembrar de algo que acha que está faltando, por favor, sinta-se à vontade para opinar):

x Abrir conta no Canadá (Há uns meses abrimos nossa conta no HSBC Premier. O processo para abrir conta no HSBC e depois abrir uma conta no Canadá é demorado, por isso recomendo o quanto antes, quem se interessar, abrir a conta no HSBC Premier). Pra nós, abrir essa conta foi uma mão na roda, pois também conseguimos uma carta de crédito muito boa para podermos alugar um imóvel, já que vamos sem emprego, e também um mortgage muito bom para o caso de querermos comprar um imóvel.Lá eu conto se essa carta será útil ou não.) OK

x Transferir dinheiro para a conta canadense (o HSBC tem limite de 9.000 dólares por mês. Como queremos chegar lá com mais que isso, já começamos a transferir com antecedência) OK

x Procuração em nome de um familiar de confiança que possa resolver qualquer problema como conta vencida + cópia autenticada de principais documentos CPF, CNH, Certidão de Casamento. OK
(Como fazer: comparecer ao Cartório pessoalmente com RG e CPF original do outorgante, a taxa é de R$ 129,78 para o outorgado somente informar nome, RG+ CPF)
x Reunir todos os documentos a serem levados em uma pasta (passaportes, certidões, carteiras de vacinação, CNH, diplomas, certificados, etc) e tirar cópias dos originais OK
x Conseguir uma carta da seguradora de automóveis em inglês para comprovação de antecedentes
x Marcar consultas para fazer um check-up geral em médicos e dentista OK
x Levar os meninos a pediatra e à dentista infantil OK
x Conferir se a carteira de vacinação das crianças estão em dia OK
x Pegar prescrição médica dos remédios que vamos levar OK
x Montar a caixinha de remédios

x Contratar seguro saúde canadense pelos 3 meses iniciais (Em Ontário existe o prazo de 3 meses de carência até o sistema de saúde estar disponível para a família, como não conhecemos a situação de outras províncias, sugiro verificar se isto será necessário conforme o seu destino. Também estamos vendo a possibilidade de conseguir a cobertura do seguro médico na compra das passagens aéreas com o cartão Premier do HSBC. Mas aqui vai os links de onde encontrar tais seguros saúde: www.seguroviagemgta.com.br/sitev2/home/ ou www.bluecross.ca )
x Comprar as passagens (Já realizamos diversas cotações e recomendamos a agência de turismo SETE MARES http://www.setemaresturismo.com.br/, que pertence a um amigo nosso! Para quem não tem filhos e não se incomoda em passar metade do dia no aeroporto do México, a Air México está com uma promoção por US$570+taxas para o Canadá. Como temos dois filhos pequenos, optamos por vôo sem escala (duração do vôo: 9h), nem que isto seja um pouco mais caro, pois temos que pensar no bem-estar dos meninos. Ah, e ganhamos um presente: meu sogro e minha sogra vão junto pra nos ajudar com a mudança e os meninos, isso não é demais?). OK
x Preparar e divulgar o “Família Vende Tudo” (montamos uma lista com item, descrição, preço de mercado, preço sugerido e reserva e mostramos primeiro para nossas famílias...que já reservaram boa parte...com a graça de Deus, mas também pensamos em divulgar parte da lista na internet, e fazer um dia de bazar aqui no condomínio) OK
x Separar o que vai, o que fica pra depois e o que vai ser doado. (em andamento...a cada dia vai mais um monte)

x Comprar malas (sem saber fomos pesquisar primeiro na Le Postiche e não é que eles tinham acabado de entrar em promoção nas malas de viagem! Saímos felizes da vida, meus meninos mais ainda, cada um com sua malinha de rodinha...ehheheh) e sacolões com rodinhas. OK
x Comprar caixas de papelão para colocar tudo o que não for levado no primeiro momento. Organizar uma lista com o conteúdo e peso de cada caixa, e numerá-las. A idéia é pedir para parentes e amigos que forem nos visitar levarem em momento oportuno. (Isso tem tomado mais tempo...)
x Comprar dólares canadenses (é bom chegar lá com trocados, para alguma emergência ou pequenos gastos)
x Pesquisar acomodação provisória OK
x Alugar nosso apartamento
x Fazer perfil profissional no Linkedin
x Abrir conta no Skype in OK
x Versar e formatar o currículo para o padrão canadense OK
x Fazer um backup do computador em um pen-drive e também em um HD portátil OK
x cancelar/quitar contas de luz, água, gás, celulares, Bancos (deixar um, pelo menos) convênio médico, cartão de crédito, etc OK
x Vender o carro (já temos interessados)
x Anotar endereços e telefones importantes do Canadá (onde tirar o SIN e o Health Insurance Card, onde fazer os programas recomendados pelo governo, bancos, amigos, acomodação, Embaixada e Consulados Brasileiros) Visite o site oficial de imigração do Canadá. Lá tem um checklist sugestivo e outras informações úteis para quem já está indo)
x Estudar para tirar a Carteira de motorista G2 no Canadá (a idéia do Serginho é eu fazer o exame mais difícil, já que ele acha que sou melhor em provas do que ele, e ele fazer o exame mais fácil, que só permite conduzir o carro com acompanhante que tenha a G2...entenderam a sacada? Ai,ai,ai...na verdade, como as escolas que aplicam o exame estão em greve lá, não sei se isso será viável)

x Tirar fotos dos amiguinhos e das professoras do Miguel na escola, na igreja, em casa para ele ter alguma lembrança daqui.

x Tirar fotos da família, dos amigos, dos irmãos da igreja...

x Deixar o Miguel e o Gabriel escolherem os brinquedos que querem levar para o Canadá. (Li isso em algum blog, agora não me lembro qual, mas achei a idéia muito boa para quem tem filhos pequenos e deseja ter uma mudança menos traumática possível)

x Preparar 1 lista + 1 cópia de tudo o que será levado para o Canadá

x Preparar lista Goods to Follow (se houver)

x Preencher os formulários de imigração

x Arrumar as malas

Deus abençoe a todos!

Vou deixar aqui uma passagem bíblica que tem nos tocado especialmente nestes dias:

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3.13,14)

P.S. Obrigado, Alexandre! Sim, suas dicas são muito boas. Eu havia me esquecido do backup em dvd...Acrescentando à lista:

x Fazer backup em dvd por segurança, é mais seguro do que os metódos informados

x Mudar o plano do celular para pré-pago e dar uma carga de 1 ano ... pelo menos o número continuarão seus neste período!

x Gravar na caixa postal do celular o novo número skype!

6 comentários:

D. e CM. disse...

Karin
Voces ja entraram no record de tudo: primeiro do processo e depois do cheklist mais bem feito e cumprido ja uma boa parte eehehhee

A gente ainda esta na coisa da venda, pior que meu marido so tem paciencia em finais de semana e quer abrir caixa por caixa comigo.

Ainda estamos na fase da venda e eu estou ficando ansiosa pois ate agora nada de compradores. Apesar da gente so ir ano que vem, eu ja queria ir logo me livrando para ficar so aquela coisa de papelada (que por sinal nada tera que ficar na roça, teremos que ir a alguma capital para fazer esta coisa burocratica de documentos).

Caramba ja ja voces ja estarao em terras canadenses, que coisa boa! Olha faca um msn ou skype para gente conversar.

Desejo tudo de bom e que D-us os abençoe sempre

Danielle

Anônimo disse...

Muito legal o blog! Vale a pena levar a uma tradução da carteira de vacinação das crianças também.
Tudo de bom, Ana

Sara e Vitor disse...

Oi Karin, tudo bem com vocês?

Eeeeeeiii, esperem por nós!! Hahahaha...

Minha nossa, é muita coisa para resolver!! Aiaiaiai... acho que não vou mais não. :P

Quando a gente pensa que vai ter uma folguinha, um descanso, aí é que tem trabalho mesmo! Ainda não vi nenhum imigrante dizer: "Hoje meu dia foi bem light, descansei um bocado, assisti um filmesinho com pipoca, tive um dia bem sossegado." Hehehehe...

Mas é isso aí, está na chuva, é para se molhar!!

Boa arrumação, amigos, vai dar tudo certo!!!

Abraços e beijos,

Vitor

Alexandre Nunes & Igreja Adventista do Sétimo Dia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Nunes & Igreja Adventista do Sétimo Dia disse...

Eu acrescento o seguinte:
1o) Fazer backup em dvd por segurança, é mais seguro do que os metódos informados ;)
2o) Mudar o plano do celular para pré-pago e dar uma carga de 1 ano ... pelo menos o número continuarão seus neste período!
3o) Gravar na caixa postal do celular o novo número skype!

Grande abraço e boa sorte, eu acompanhando o sucesso!!!

Alexandre Nunes & Igreja Adventista do Sétimo Dia disse...

Lembrei do 4o item, este você se lembrará de mim sempre que usar:
4o) Adaptador para tomada, lá as tomadas são assim: | |

Abraço,

Alexandre